FILOSOFIA e LITERATURA – V Encontro

IMG_6122

Neste sábado, 28 de novembro, ocorreu o V ENCONTRO do Curso de Extensão FILOSOFIA e LITERATURA, que realizou reflexões sobre os herois gregos Héracles, Teseu, Perseu e Jasão e todas as demais ocorrências míticas relacionadas, como Ariadne, Andrômeda, Medeia, Hipólita, Hipólito, Pasifae, Procusto, Dédalo e Ícaro, etc. As reflexões seguiram a sugestão do filósofo francês contemporâneo Luc Ferry que sustenta a tese de que os mitos gregos estão alinhados na edificação e sustentação da ordem cósmica e que os herois são uma espécie de mini-Zeus  nesta tarefa, isto é, combater as forças caóticas que sempre ameaçam a harmonia do cosmos.

Ferry 2[

Os seres combatidos pelos herois e suas respectivas peripécias têm suas lições ainda atuais e permitiram que, no encontro, os participantes fizessem a correlação de sentidos, como foi, por exemplo, o caso de Procusto ou da violência gratuita em alguns dos casos vividos pelos herois.

Medeia

No houve tempo de abordar o Mito de Édipo, ficando, portanto, para o próximo encontro, em 5 de dezembro, onde também será tratado do Mito de Narciso.

IMG_6114 IMG_6115 IMG_6116 IMG_6117 IMG_6118 IMG_6123

IMG_6117

IMG_6124

A todos os que compareceram, nosso muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *