FILOSOFIA e CINEMA – VI Encontro

No seu encerramento, neste sábado, 28 de novembro, o Curso de Extensão FILOSOFIA e CINEMA “HISTÓRIA – EXISTÊNCIA – EDUCAÇÃO” discutirá o tema SUICÍDIO, através da exibição do filme francês A Pequena loja de suicídios (Le magazin des suicides) do diretor Patrice Leconte, França, 2012.

Henry_Wallis_-_Chatterton_-_Google_Art_Project

A morte de Chaterton (óleo de Henry Wallis, 1856).

O encontro contará com a participação do Prof. Me. Moysés de Paula Rodrigues Chaves, médico psiquiatra, professor do Curso de Medicina da UnirG e residente em Gurupi-TO, especialmente convidado para a abordagem do assunto.

IMG_5637 - Copia

Prof. Moysés de Paua Rodrigues Chaves, médico psiquiatra

O suicídio, assim como a morte, sempre foi uma das preocupações da Filosofia desde seus primórdios. De Platão aos filósofos atuais, como o pessimista Emil Cioran, este assunto ocupou o interesse dos pensadores. Destacado como grande valor moral pelos pensadores estoicos, foi renegado pelo cristianismo. Entrou-se  na modernidade ainda com sua aura de tabu por ser, em toda a sua prática, uma espécie de deposição contra o predomínio da razão e do esclarecimento. Voltou a ser, finalmente, e talvez adequadamente discutido com a afirmação da Psicologia, da Psicanálise e da Psiquiatria que colocam o suicídio na lista das patologias sociais.

Estima-se que, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, chegando a 804 mil casos por ano. A estatística se reparte em todas as classes sociais, mas se acentua onde a pobreza mais se evidencia. Cerca de 75% dos casos recobrem pessoas pessoas de renda baixa ou média. O Brasil ocupa o oitavo lugar no índice de ocorrência, com 11.821 casos por ano, mais praticado por homens do que por mulheres, na proporção de uma vítima feminina para cada quatro vítimasmasculinas.

O índice dos países com maiores taxas anuais, segundo dados de 2012, é o seguinte:

Índia (258 mil óbitos)

China (120,7 mil)

Estados Unidos (43 mil)

Rússia (31 mil)

Japão (29 mil)

Coreia do Sul (17 mil)

Paquistão (13 mil)

No seu VI Encontro, o FILOSOFIA e CINEMA convida um especialista no assunto para ouvir sobre o comportamento suicida, as causas e as possíveis assistências.  Por este motivo, toda a fala será reservada ao convidado, na esperança de que possa mais do que esclarecer, também alertar sobre a existência e o convívio numa sociedade que, apesar dos sonhos que vende, oferece também dores e temores e possíveis desistências de viver.

Suicídio 11

Suicídio 9

Cenas do filme Le magazin des suicides (França, 2012).

O Curso de Extensão FILOSOFIA e CINEMA completa seus seis anos de existência, sempre pautado na interdisciplinaridade, abrigando acadêmicos de todos os cursos do Centro Universitário UnirG e de outras IES da cidade de Gurupi. Neste semestre, com inscrição de 83 interessados, se encerra com a participação efetiva de 43 pessoas. O Curso é ofertado pelo Curso de Educação Física da UnirG e pela Associação dos Professores Universitários de Gurupi – APUGSSind.

Estendemos o convite a todos, antecipando nossos agradecimentos.