FILOSOFIA e LITERATURA – IV Encontro

1

Realizou-se, neste sábado, 31 de outubro, o IV ENCONTRO do Curso de Extensão FILOSOFIA e LITERATURA – NARRATIVAS MÍTICAS I. No encontro, através do pensamento de Luc Ferry, Herbert Marcuse, Albert Camus e do estudioso brasileiro Junito Brandão, foram discutidos os mitos de ASCLÉPIOS, SÍSIFO, ORFEU E EURÍDICE, DEMÉTER e PERSÉFONE.

Em comum a todos eles, a questão da morte como condição dos homens, como lugar natural de cada um. Ainda, conforme Camus, a absurdidade da vida em face de certas tarefas sem sentido para o homem, a exemplo da pedra de Sísifo. De mesma forma, a ideia de hybris (desmedida), que perpassa a mensagem de Ferry, ao se referir a personagens que tentaram “enganar a morte”, no caso de Asclépios e Sísifo. Ou em concessões frustradas como no caso de Orfeu.

Ainda se discutiu a questão da temporalidade cíclica, presente na natureza, pela leitura do Mito de Deméter, a deusa da agricultura e da fertilidade da terra, e sua filha Perséfone, deusa que representa as estações do ano.

Nas reflexões ainda, três outras obras foram referidas e comentadas: As intermitências da morte de José saramago, Frankenstein ou o Prometeu moderno de Mary Shelley e Orfeu da Conceição de Vinícius de Moraes.

O encontro contou com o público fiel e seleto de sempre a quem deixamos aqui o agradecimento.

2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *