Filosofia Através dos Contos

O Curso de Extensão “Filosofia e Literatura – A filosofia através dos contos” pretende, em seis encontros, promover reflexões filosóficas e estéticas através de contos selecionados da Literatura Brasileira e Universal, com temáticas variadas e adoção do vasto repertório de pensadores tradicionais e atuais. O curso é voltado prioritariamente para os alunos do Curso de Letras, mas é extensivo a todos os acadêmicos do Centro Universitário UnirG quanto de outras IES e da comunidade.
A necessidade de realizar leituras mais pertinentes sobre as obras de arte disponíveis, como as produções literárias, de modo que as reflexões filosóficas assumam um caráter diversificado e venha a fazer parte do cotidiano das pessoas. A Literatura discute valores éticos e, às vezes, denuncia condições cristalizadas de dogmatismos, assim como os riscos da perda de referência. É preciso, assim, ultrapassar a leitura como simples fruição ou  como puro entretenimento e perceber que, mesmo no entretenimento, há significados relevantes. De outro modo, é o papel da Universidade não é somente o de promover cultura e preservá-la, mas o de estudá-la, discuti-la, avaliá-la. Este projeto, nesta atual modalidade, através das obras literárias selecionadas, busca discutir aspectos inerentes às questões da Filosofia, no processo histórico e nos dias atuais.
Você está, portanto, convidado a fazer este caminho conosco. O curso será coordenado e ministrado pelos professores José Carlos de Freitas (professor de Filosfia da UnirG) e Fabiano Donato Leite (professor de Literatura do Curso de Letras da UnirG).
O primeiro semestre letivo de 2014 pretende ser o começo de um círculo de estudos que se desdobrará em outras etapas dos semestres seguintes. A Literatura é uma fonte perene de reflexão filosófica e pretendemos seguir os seus trilhos.
A seguir, você tem um formulário eletrônico para sua inscrição. Agradecemos o seu interesse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *