FILOSOFIA e CINEMA – III Encontro

IMG_5756

Com a exibição do filme O LAVADOR DE ALMAS (PIERREPOINT, THE LAST HANGMAN), direção de Adrian Shergold, Reino Unido, 2005, o Curso de Extensão FILOSOFA e CINEMA realizou, neste sábado, dia 10 de outubro, o III Encontro, tematizando a PENA DE MORTE.
O encontro, apesar de ser véspera de feriado, teve boa participação, inclusive com novas procuras, com questionamentos importantes a respeito da temática.

IMG_5753
O debate iniciou-se com exposição do acadêmico e professor RICARDO PEREIRA DE OLIVEIRA, 5º período do Direito, a dar uma exposição geral sobre a pena de morte em sua conceituação, legalidade e estatísticas. A segunda exposição coube ao Prof. Joel Moisés, expondo as considerações sobre a PUNIÇÃO a partir da obra DOS DELITOS E DAS PENAS de Cesar Beccaria.

IMG_5773

Por fim, o Prof. José Carlos fez suas considerações a partir da obra de três filósofos: Pascal Bruckner, Bertrand Vergely e Nietzsche. O primeiro propondo o dever vde reataliação, coisa que a Europa sobretudo tem negligenciado nos últimos anos em relação aos crimes de terrorismo. Vergely, abordando a questão do sofrimento e o jogos perversos com a lei, no que toca ao punir e à obstinação de punir. E Nietzsche ao nos lembrar o processo doloroso e cruel pelo qual foi construída a civilização.

IMG_5779
Nossos agradecimentos à equipe de apoio: Leandro Gomes, Wanderson Lima, Wildson Assunção e Nayara Botelho.

IMG_5718 IMG_5723 IMG_5728 IMG_5733
E, sobretudo, agradecemos aos presentes.
O próximo encontro, com a temática ABORTO, será no dia 24 de outubro.