FILOSOFIA e LITERATURA – II Encontro

Neste sábado, 26 de setembro, ocorreu o II ENCONTRO do Curso de Extensão FILOSOFIA e CINEMA – NARRATIVAS MÍTICAS I. Através de textos de Luc Ferry, Nietzsche, Bertrand Russell, Heidegger, Horkheimer, Benjamin, Hans Jonas e Umberto Galimberti, foram discutidos várias narrativas relacionadas à manutenção da ordem cósmica, o conceito de justiça, criação da técnica, do trabalho e à música como metáfora da harmonia e desmedida, ou seja, do cosmos e do caos.
Neste sentido, foram revisitados o MITO DAS CINCO IDADES OU RAÇAS DA HUMANIDADE, o MITO DE TÂNTALO, MIDAS E O TOQUE DE OURO, as disputas musicais entre a LIRA DE APOLO e a FLAUTA DE PÃ e o AULOS DE SILENO, o MITO DE PROMETEU E PANDORA.
Estiveram presentes apenas seis alunos dos inscritos: Amanda Caroliny, Gabriel Prado, Marizeth Rodrigues, Nayara Botelho, Ridson Matheus e Victtorhugo. Presenças que fizeram do encontro algo discutido e enriquecedor.
Registro meu agradecimento aos que compareceram.

IMG_5660
Os próximos encontros estão previstos para os dias 17 de outubro, 31 de outubro, 21 de novembro e 5 de dezembro.
O Curso teve 41 inscritos, dos quais apenas 11 até agora compareceram. Talvez por ter os dois primeiros encontros coincidido com véspera de feriados e, no caso do dia de ontem, ter sido um feriado municipal.
Porém, quero, como professor ministrante, solicitar aos que ainda não compareceram um posicionamento sobre se ainda pretendem continuar como inscritos e participar dos próximos quatro encontros. Isto em vista da expectativa já prevista de público que, pelo número, obriga a específica metodologia e específico trabalho. Caso não pretendam, dentro da liberdade que cada um tem, o mínimo que se espera é o aviso educado de que não poderão frequentar um evento para o qual pediram a participação. Aguardo esta delicadeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *