II Encontro do FILOSOFIA e CINEMA

Neste sábado, 19 de setembro, ocorreu o II ENCONTRO do Curso de extensão FILOSOFIA e CINEMA, com a exibição do filme Amor além da vida (What dreams may come), direção de Vincent Ward, EUA, 1998.

O pedagogo Leando Gomes da Silva dirigiu o cerimonial e o acadêmico do 3º período do Direito, Prof. Ricardo Pereira de Oliveira relatou as credenciais do filme.

IMG_5531

IMG_5533

O filme permitiu a discussão do tema MORTE NAS VISÕES GREGA ANTIGA, CRISTÃ e ESPIRITUALISTA.

IMG_5564

No debate sobre o tema, o acadêmico RUY TADEU COSTA RIBEIRO (6º perído de Pasicologia) expôs sobre a visão grega antiga, destacando particularmente a mitologia grega.

IMG_5575

Em seguida, a professoa EURILENE ALVES RIBEIRO explanou, em linhas gerais, a doutrina espiritualista.

IMG_5589

A visão cristã, por sua vez, foi abordada pela advogada NAYLANE LOPES COELHO, baseando-se nas ideias do filósofo francês Luc Ferry.

IMG_5591

Tomaram parte também nas exposições o aluno WILDSON ASSUNÇÃO, considerando a trilha sonora do filme, e o Prof. José Carlos de Freitas, lembrando que o filme faz releituras de duas referências da literatura e mitologia: o MITO DE ORFEU E EURÍDICE e A DIVINA COMÉDIA de DANTE.

IMG_5568

IMG_5595

Colaboraram ainda na realização do Encontro o acadêmico  de Letras WANDERSON PEREIRA LIMA, responsável pela frequência, o jornalista DANIEL FRANCO DIAS, responsável pelas fotografias, editoração e sonoplastia.

IMG_5542

IMG_3083

A todos os que compareceram, a equipe agradece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *